top of page

Como tudo começou

Somos Universitários.

O movimento CONCENTRE surgiu, primeiro, da constatação de que os alunos matriculados nas diversas universidades federais e estaduais do Rio de Janeiro, na modalidade a distância, em cursos viabilizados através do Consórcio CEDERJ, não possuem uma representação efetiva de seus interesses junto à Fundação CECIERJ, que administra toda a infra-estrutura acadêmica e sua logística, não tendo também representação junto aos seus Pólos Universidades, uma vez que são raros os diretórios acadêmicos ou centros acadêmicos locais.

Um segundo ponto observado, é que se faz necessária uma organização que promova a integração institucional dos alunos às universidades, nos programas de pós-graduação e com o mercado de trabalho.

complexidade do CEDERJ é grande, pois em cada Pólo acontecem diferentes cursos de graduação, com diferentes instituições de ensino, e estas, por sua vez, possuem regimentos internos diferentes e particularidades relevantes .

Em paralelo a isto, a realização de provas e aquisição de material de estudo é feita nos Pólos Regionais, que se constituem ponto de convergência entre todos os alunos de modalidade EAD do Rio de Janeiro, dentro do CEDERJ.

2006
Uma Historia de agregação
classes
BLOGSPOT.jpg

Em 2006 aproximadamente um grupo de estudantes idealistas se reuniram em comunidades virtuais para pensar como organizar o movimento estudantil dos alunos de EAD. Outrora havia pouca informação os alunos naquela época nada sabia de movimento estudantil, quanto mais no tocante a alunos de EAD.

Aquele grupo de estudantes deu inicio a fundação de associações de alunos nos pólos CEDERJ, alguns o fizeram denominando Diretórios Acadêmicos do Polo, outros Centros Acadêmicos, alguns por curso e outros por pólo. Independente da nomenclatura queriam se agregar para fazer as coisas serem melhores, acreditavam assim como hoje ainda acreditamos que tudo pode melhorar se fizermos as reivindicações de maneira correta e com idealismo.

bottom of page